O post abaixo foi escrito entre maio e julho de 2009. Inspirado nos grandes filmes que a Rede Globo exibia aos sábados nos anos 70. Post foi muito comentado por ocasião do Donideias009.
Final surpreendente do O Planeta dos Macacos (1968) |
Me lembro de quando adolescente, eram escassos os recursos para o lazer em casa. Nada de video games, videocassete, DVDs e computadores. Ficávamos a mercê das grandes redes de televisão que compravam os direitos de exibição dos grandes filmes do cinema. Pelos jornais impressos tínhamos conhecimento da "guerra" que travavam a Rede Globo, TVS (atual SBT) e Rede Bandeirantes (atual Band) na divulgação dos seus "pacotes" para o ano que se iniciava. A Record investia mais na transmissão dos jogos de futebol e nas insistentes reprises de seriados antigos e alguns filmes nacionais. Ah Sala Especial! Sexta feira, 23 horas era como um "altar sagrado" da meninada! A grande expectativa ficava mesmo por conta dos pacotes da Rede Globo que deixava o melhor para os sábados na Primeira Exibição. Foi pela tv que conheci então os hoje grandes clássicos do cinema dos anos 70. Inferno na Torre (1974), Aeroporto 1975 (1975), Aeroporto 1977 (1977), Terremoto (1974) entre tantos outros. Mas foi O Planeta dos Macacos (1968) com Charton Heston que mais impressionou-me. Uma ficção científica baseado em um romance de Pierre Boulle, originalmente escrita como O Homem que Veio do Futuro, a trama tem traços surpreendentes que altera os cursos das teorias que mais tarde fui conhecer e estudar como Evolução das Espécies. A ideia de que o mundo de fato em algum momento poderia ir pelos ares em razão da tremenda irresponsabilidade do homem é escancarada no filme em sua cena final quanto Taylor (Charlton Heston) se depara com os restos da Estátua da Liberdade. Eis a dimensão do medo e do horror caprichosamente detalhada do filme. A dramaticidade da cena nos minutos finais do filme, transforou-o em filme terror para um adolescente. Anos mais tarde podendo ver e rever, o clássico da Primeira Exibição é um ícone não apenas do cinema, mas dos grandes filmes vistos pela TV. A Rede Globo nos anos 90 mudou o nome da sessão de filmes para Supercine deixando os "blockbusters" para as segundas feiras no Tela Quente.
Outros grandes clássicos vistos pela primeira vez na tv em Primeira Exibição:
Ben Hur, Os Dez Mandamentos, Aeroporto 1980, El Cid, A Ponte do Rio Kwai, Midway, Tora Tora Tora, Embalos de Sábado a Noite, Psicose, A Fantástica Fábrica de Chocolate, O Mágico de Oz, Tubarão, Contatos Imediatos do Terceiro Grau
Nenhum comentário:
Postar um comentário